Dermatologia Cosmética e Estética

“Esse é considerado o tratamento de eleição para as rugas consequentes aos movimentos de expressão da face.”

A toxina botulínica é uma substância que vem sendo pesquisada e estudada por várias décadas. É utilizada para suavizar as linhas e rugas, especialmente no rosto e pescoço, assimetrias faciais e em casos de sudorese excessiva - hiperidrose (suor em excesso) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal.

Muitas vezes é aplicada também para melhorar o resultado estético de uma cirurgia, mantendo a área operada em repouso enquanto ocorre a recuperação completa. Os efeitos colaterais são mínimos e geralmente relacionados ao local da injeção.

Vantagens: a aplicação é rápida e os efeitos começam a ser observados após 48 horas.

“O Preenchimento trata-se de uma das mais impressionantes e fantásticas técnicas para o rejuvenescimento.”

O preenchimento é um procedimento indicado para elevar os sulcos e as rugas da face, que se tornam mais profundas com o envelhecimento. Também são usados para melhorar assimetrias, aumentar os lábios, atenuar cicatrizes deprimidas, tratar as rugas ao redor da boca e repor os volumes da face que diminuem com a idade.

Atualmente, o Ácido Hialurônico é mundialmente considerado um dos melhores e mais seguros preenchedores. Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme, que é a segunda camada da pele.

O ácido poli-L-láctico (Sculptra®) é outro preenchedor transitório que estimula a produção de colágeno com o objetivo de restaurar as perdas do contorno e do volume facial decorrentes principalmente do envelhecimento cutâneo. Tem a durabilidade de cerca de 6 meses a um ano, podendo ser reaplicado após esse período. Pode ser usado também no corpo.

A duração do preenchimento varia de 6-12 meses conforme o material e técnica de aplicação. O risco de alergias é raro.

Vantagens: aplicação simples e rápida.

“É indicado para rejuvenescimento facial e melhora do aspecto da pele.”

Os peelings químicos são um tipo especial de tratamento na qual o médico aplica diferentes produtos químicos sobre a pele com o objetivo de provocar a descamação de uma ou mais camadas da pele, seguindo-se a sua regeneração, com uma aparência geral melhor. É uma forma de acelerar a esfoliação ou renovação da pele que acontece normalmente.

A indicação correta do peeling é feita através da avaliação médica, onde as características da pele do paciente e os problemas a ser tratados serão considerados. Assim, os peelings podem ser superficiais, médios ou profundos. Os peelings superficiais precisam ser feitos em séries (este tipo de peeling provoca uma descamação bastante discreta), enquanto os médios e profundos, em alguns casos podem serem realizados em aplicações únicas. Cada paciente deve ser avaliado para melhor indicação do seu caso específico.

Pode ser aplicado na face, braços, pescoço, colo e mãos. É indicado em casos de irregularidades superficiais da pele, como rugas superficiais, cicatrizes irregulares, marcas de acne e manchas, e para diminuição de poros dilatados e diminuição de oleosidade da pele. Promove uma melhora na textura da pele, clareando manchas e atenuando rugas finas, além de estimular a renovação do colágeno que dá melhor firmeza à pele.

Vantagens: aplicação rápida e indolor.

“Os tratamentos realizados precocemente são mais eficazes e menos dolorosos.”

As estrias são lesões lineares rosadas ou da cor da pele, deprimidas ou discretamente elevadas. São classificadas em recentes (cor avermelhada) ou antigas (cor esbranquiçada), com espessura e largura variáveis. São mais frequentes nas nádegas, coxas, abdômen e costas.

As razões do seu aparecimento não são totalmente claras, mas geralmente aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele (rápido crescimento, ganho de peso e gestação), que desencadeia uma inflamação e depois rompimento das fibras elásticas e colágenas.

Os tratamentos conhecidos podem ser: Ácido Retinóico em creme e em concentração elevada (pode causar irritação da pele e, por isso, precisa de acompanhamento por dermatologista); Creme com Ácido Glicólico; Creme com Vitamina C; Microdermoabrasão; Radiofrequência; vários tipos de Luzes e Laser: Luz Intensa Pulsada, Laser Nd:YAP, Laser de Érbio e Laser de CO2 Fracionado. A Uniderm oferece todos esses tratamentos, podendo haver melhora e até regressão das estrias.

Vantagens: efetivos para a melhora do aspecto das estrias.

“Sempre atentos às novidades, para oferecer todas tecnologias para correção de cicatrizes.”

Os métodos e a tecnologia na correção das cicatrizes avançaram muito com o passar do tempo. As cicatrizes aparecem quando a pele se refaz de machucados causados por acidente, doença ou cirurgias, que deixam seus portadores muito chateados e com baixa auto-estima.

Várias técnicas podem ser empregadas para minimizá-las, a maioria realizada no próprio consultório dermatológico. Temos dezenas de pacientes tratados com essas tecnologias, com excelentes resultados.

Para cicatrizes elevadas como o quelóide e cicatriz hipertrófica: as melhores técnicas são a infiltração com corticóide ou bleomicina (para amaciá-las e abaixá-las), após laser e luz intensa pulsada (para retirar a cor vermelha da pele), laser fracionado (fraxel®, Nd:YAP) e cirurgia nos casos extensos para corrigir as imperfeições e uniformizar a pele.

Para cicatrizes de acne: as melhores técnicas são microagulhamento associado a peeling de fenol, laser de CO2 fracionado, e preenchimento com ácido hialurônico.

Vantagens: resultados satisfatórios com melhoria da auto-imagem.

“Os lasers ajudam a melhorar a saúde e a qualidade da pele, melhorando a aparência e a auto-estima dos pacientes.”

Os lasers são grandes aliados, pois são tratamentos considerados seguros e seus resultados estão cientificamente comprovados. Em geral, os tratamentos com lasers e luzes são realizados por meio de aplicações seriadas e regulares, possibilitando ao paciente o cumprimento de suas atividades sociais diárias. Sua aplicabilidade é vasta na dermatologia e pode ser usado em:

Melanoses solares: são aquelas manchas escuras, arredondadas, localizadas geralmente em áreas expostas ao sol. As melhores opções de tratamento seriam: luz intensa pulsada, Lasers ablativos como CO2, Erbium-YAG são mais potentes, contudo precisam de um maior tempo de recuperação da pele.

Melasma: são manchas escuras que surgem geralmente na face, principalmente em mulheres. Podem ser desencadeadas na gravidez e por uso de anticoncepcionais. São fatores importantes para o seu aparecimento: histórico familiar, exposição solar, exposição aos hormônios femininos. Alguns lasers podem contribuir com melhora, junto com a associação de despigmentantes tópicos e filtros solares. Entre eles está a luz pulsada associada ao laser fracionado (Erbium-YAG, CO2) e o Q-Switch.

Rejuvenescimento: muitas tecnologias podem ser empregadas para melhora das rugas e flacidez da pele. Cada técnica vai ser individualizada conforme for o grau de envelhecimento da pele de cada um. Lasers ablativos como CO2, Erbium-YAG são mais potentes, contudo precisam de um maior tempo de recuperação da pele. Já os lasers não ablativos, o indivíduo pode retornar as suas atividades laborativas imediatamente.

Vantagens: tratamento indolor, que pode ser realizado durante todo o ano em todos os tipos de pele, trata a pele uniformemente em poucas sessões.

“Rejuvenescimento cutâneo com efeito “Lifting.”

O Sculptra é um dos mais modernos e seguros tratamentos rejuvenescedores. Suas injeções de ácido poli-L-láctico, quando aplicadas às regiões flácidas do rosto e corpo, estimulam a produção das fibras de colágeno, aumentam a espessura e dão uma perfeita sustentação à pele, efeitos que duram por até dois anos!

Esse tratamento é indicado para flacidez cutânea causados pelo envelhecimento, correção de sulcos da face, rugas e vincos, cicatrizes, olheiras, melhora do contorno facial e rejuvenescimento de mãos e pescoço.

O Sculptra apresenta resultados evidentes a partir da segunda sessão, geralmente dois meses após o início das aplicações. Para continuar o estímulo do colágeno e manter a pele ainda mais nutrida e elástica, é importante que o paciente massageie a região tratada três vezes ao dia por cinco dias após cada aplicação. Para se obter os melhores resultados, são necessárias 02 a 03 sessões, com intervalos de 30 dias entre elas.

Vantagens: trata-se de um tratamento seguro, de longa duração.